AVES CANORAS E ORNAMENTAIS – APROXIMA-SE O FIM DESTA PRÁTICA NEFASTA

Em meu meio social ouço muitas manifestações de pessoas indignadas com o cativeiro de aves ornamentais e canoras.

Porém, soltar passarinho só por soltar não adianta. É preciso sobretudo acabar gradualmente com a cultura do cativeiro de pássaros canoros e ornamentais via educação de massa, da mesma forma que é feito com a cultura tabágica, por exemplo, uma vez que, além da captura ilegal e do tráfico, que são crimes ambientais, existem raças de aves canoras e ornamentais reproduzindo exclusivamente em cativeiro e gerando exemplares criados cativos desde o nascimento, e que se fossem libertos, simplesmente não seriam capazes de sobreviver no bioma natural, porque já constituem uma seleção varietal por hibridação e geneticismo.

Há um vasto arcabouço socioeconômico por detrás dessa atividade, o qual, muitos defenderiam, alegando que “num país de carentes como o nosso, isso é plenamente justificável”.

Mas há que se combater essa cultura. Cada um deve praticar uma higiene da consciência e começar a se indispor contra essa prática, e da mesma forma como o hábito de fumar foi no passado considerado “chic” e hoje é uma das coisas mais insuportáveis e combatidas, possuir pássaro engaiolado precisa deixar de ser um hobby para ser encarado como a coisa hedionda que é.

KDF

 

Advertisements

Leave a comment

No comments yet.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s